top of page

Modelo de FICHA DE EPI grátis e sua importância

Atualizado: 3 de abr.

Nesse artigo vamos ver qual é a importância de ter um controle de movimentação de EPI dentro do local de trabalho, e no final do artigo vamos disponibilizar de forma gratuita um modelo de ficha de EPI.



A importância da ficha de EPI

A ficha de EPI serve basicamente para registrar o fornecimento de EPI adequado ao trabalhador, e isso é importante para o empregador e também para o empregado, desse modo eles garantem o cumprimento da NR 6.

Essa NR trata dos direitos e deveres relacionados aos Equipamentos de Proteção Individual, e traz a seguinte obrigatoriedade.


6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:

h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.


Além de fornecer EPI adequado ao risco da atividade, o empregador deve registrar o fornecimento através de uma ficha. Isso vai servir como garantia de que a empresa está cumprindo com as obrigações da NR 6 e vai evitar processos judiciais futuros pela falta de EPI que por ventura possa ser alegado por um funcionário.



O que deve conter na ficha de EPI


Os itens abaixo são essenciais para a ficha de EPI:


  • CA (Certificado de Aprovação);

  • Descrição do EPI;

  • Fabricante;

  • Data da retirada;

  • Data da devolução;

  • Assinatura do funcionário;

  • Termo de compromisso do funcionário: A ficha de EPI deve conter os deveres do trabalhador com respeito a guarda e conservação do equipamento de proteção:


6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; b) responsabilizar-se pela guarda e conservação; c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e, d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.


Modelo de ficha de EPI grátis


Com base na NR 6 desenvolvemos um modelo de ficha de EPI que pode ser baixada gratuitamente.

Criamos duas versões, uma em PDF pronta para ser impressa, e outra editável no WORD, pra você fazer as alterações necessárias e adequar à sua empresa.


Para baixar, basta escolher a sua versão e clicar para fazer o download.


Você já conhece a nosso planilha de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho? Nela é possível controlar os EPI's, fazer as movimentações e ainda preencher a ficha de EPI de forma automática!

Saiba mais sobre ela abaixo:


Conheça nossa planilha de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, completa, com 09 dashboards, geração automática de ficha de EPI, controle de acidentes, treinamentos e muito mais.



52.544 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page